Estética e Cosmetologia: curso, onde e como atua +Bolsas

· 7 min read
Estética e Cosmetologia: curso, onde e como atua +Bolsas

O técnico em estética desenvolve as habilidades e competências para ampliar a saúde do couro cabeludo, por meio de aulas teóricas e práticas. É ideal para quem quer ter ainda mais chances de crescer na carreira, já que o aluno irá ter acesso a um número maior de técnicas e procedimentos. Segundo a Anesco (Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos), os profissionais de nível técnico precisam de um responsável de nível superior para atuar na área. O período para a conclusão do curso de Estética varia de acordo com a grade curricular adotada pela instituição, assim como o nível de ensino e modalidade.

  • Eles também são treinados em técnicas avançadas, como microagulhamento, peelings químicos, e utilização de equipamentos estéticos especializados.
  • Não é por acaso que para todo lado que a gente olhe há salões de beleza, barbearias, clínicas de depilação, manicure, pedicure, perfumaria.
  • Para abrir uma clínica, geralmente é necessário contar com a presença de um profissional de saúde habilitado, como um médico dermatologista, que supervisione os tratamentos e procedimentos estéticos realizados na clínica.
  • Confira mais detalhes sobre Estética e Cosmética EAD na aqui na Quero Bolsa e tenha descontos de até 87%.
  • Além disso, a infraestrutura física, como laboratórios especializados e bibliotecas, desempenha um papel crucial na formação prática dos estudantes.

Técnico em Eletrotécnica

O Curso Técnico em Estética e Cosmetologia EAD representa uma oportunidade única para quem deseja ingressar e se destacar no crescente mercado de beleza e bem-estar. Autorizado pelo MEC, este curso é projetado para oferecer uma formação completa e qualificada, abrindo portas para uma carreira promissora na área de estética e cosmetologia. Com um currículo abrangente que cobre desde os fundamentos da estética até as mais avançadas técnicas de cosmetologia, o curso prepara profissionais competentes, prontos para atender às demandas do mercado e às expectativas dos clientes mais exigentes. Eles aprendem a selecionar e recomendar produtos adequados para diferentes tipos de pele e condições, levando em consideração fatores como textura, tonalidade e sensibilidade.

Como é o mercado de trabalho para o profissional com Técnico em Estética?

Já os profissionais graduados podem, além dos procedimentos feitos por técnicos, realizar métodos como micropigmentação, eletroterapia e tratamentos para remoção e clareamento de tatuagens. A lista completa de procedimentos indicados pelo Sindestética e SBEC está disponibilizada no site das organizações. Uma das principais diferenças, para os estudantes que optarem pela modalidade de ensino EaD, é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Confira mais detalhes sobre Estética e Cosmética EAD na aqui na Quero Bolsa e tenha descontos de até 87%. Aluno do Curso Técnico em Enfermagem, Paulo destaca a importância das aulas práticas e dos estágios na vida acadêmica dos estudantes da área de saúde, que aprendem um pouco mais sobre a rotina de sua futura profissão. A especialização em Cosmetologia demanda a conclusão de um curso superior e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) para sua realização.

Quanto tempo para se formar no curso de Técnico em Estética?

Na impossibilidade de deslocamento do professor em razão da distância, será adotado o ensino remoto com uso da internet e Google Meet. O modelo de ensino híbrido constará de 30% das disciplinas de forma remota síncrona, utilizando plataformas de ensino como Google Classroom, Google Forms, Webinários e Moodle. A Secretaria Municipal da Saúde da prefeitura de São Paulo —onde estava localizada a clínica a qual Henrique Chagas recorreu— informou, em nota, que a vigilância sanitária municipal fiscaliza as condições sanitárias de estabelecimentos que executam atividade de interesse da saúde. O portal da Anesco possui uma ferramenta em que nomes de profissionais formados e associados podem ser acessados. "Buscamos sempre profissionais habilitados para a nossa base  de dados e analisamos toda a documentação desses associados", explica Carvalho. A profissional explica ainda os graduados em estética podem trabalhar com microagulhamento contanto que a agulha tenha até 0,5 milímetros, dispositivo de perfuração superficial que funciona apenas para a entrega de ativos na pele.

Assista ao vídeo e confira mais detalhes sobre o curso!

Você pode conferir as disciplinas do curso de Estética e Cosmética EaD na página de grade curricular de Estética e Cosmética da Quero Bolsa. O curso técnico em Estética e  saiba mais aqui  pode ser uma opção para quem deseja uma formação mais rápida - em comparação aos cursos superiores. Além disso, os alunos estudam os princípios da cosmética, incluindo a ciência por trás dos produtos utilizados na indústria de beleza, ingredientes ativos, formulação de produtos e como selecionar os produtos adequados para cada tipo de pele e condição. Como a gente já falou lá em cima, o curso técnico de Estética pode ser encontrado em centros de formação profissional. O curso técnico em Estética tem duração de um ano e meio, aproximadamente, e é uma formação profissional de nível médio. Não é por acaso que para todo lado que a gente olhe há salões de beleza, barbearias, clínicas de depilação, manicure, pedicure, perfumaria. Além das atividades de nível técnico, para os graduados a lei confere também a elaboração de programas de atendimento com base no quadro do cliente, como o estabelecimento de técnicas e a quantidade de aplicações necessárias, sempre levando em consideração a avaliação médica do paciente.

Técnico

Os alunos aprendem sobre higiene, esterilização, prevenção de infecções, padrões de segurança, regulamentos governamentais e boas práticas de negócios. Uma parte fundamental do curso é o estudo aprofundado da pele, onde os alunos aprendem sobre sua estrutura, funções, tipos de pele e condições dermatológicas comuns. No entanto, a área ainda carece profissionais qualificados, especialmente aqueles que trazem conhecimentos avançados em cosmetologia, intervenções e disfunções estéticas. Ou, para quem quer abrir o próprio negócio, conhecimentos sobre gestão, administração e contabilidade. Para certificar a formação do profissional, o Ministério da Saúde diz que o profissional deve apresentar seu diploma de graduação em Estética e Cosmética ou algum curso equivalente oferecido por instituição regular de ensino no Brasil. Já a SBEC e o Sindestética dizem que a falta de um conselho para estética e cosmetologia pode colocar em risco a vida de outros pacientes e dificultar a fiscalização desses profissionais.

Estética e Cosmética no IESB

No curso Técnico em Estética da FAMESP, você vai aprender na prática, tanto nas aulas quanto no estágio supervisionado, capacitando-se para atuar profissionalmente em apenas 18 meses. Além dos atendimentos usuais ofertados pelas clínicas de Estética, você também irá aprender sobre protocolos de atendimento para gestantes, clientes de terceira idade, público masculino e terapia capilar – para tratamento de couro cabeludo com excesso de oleosidade e queda de cabelos. O mercado de trabalho para o técnico em Estética e Cosmetologia está em constante expansão e diversificação, impulsionado pela crescente valorização do cuidado pessoal e bem-estar na sociedade contemporânea. Este profissional encontra um terreno fértil de oportunidades em diversos ambientes, desde clínicas especializadas, spas, centros de beleza, academias, até hospitais e centros de reabilitação, onde a demanda por tratamentos estéticos e terapias complementares vem crescendo significativamente. Além disso, a evolução tecnológica na área da estética abre portas para o trabalho com equipamentos de última geração, exigindo do técnico uma constante atualização profissional. O brasileiro já gasta mais com procedimentos estéticos do que com comida, por isso, o profissional de Estética e Cosmética encontra um mercado em franco crescimento.

  • A formação técnica oferece a possibilidade de ingresso rápido no mercado de trabalho, por isso, a FAMESP se preocupa em ofertar um curso técnico completo, que contemple os procedimentos mais utilizados na área, inserindo no mercado profissionais capacitados para atuarem com excelência.
  • Ambas as instituições indicam que pacientes sempre consultem o site para saber se o profissional está regularizado ou não.
  • O currículo abrange diversos aspectos teóricos e práticos, incluindo anatomia e fisiologia da pele, diagnóstico de problemas dermatológicos, princípios de cosmética, técnicas de tratamento estético e procedimentos de spa.
  • "Mais e mais vidas serão ceifadas por aventureiros, se passando por profissional. Há mais de 18 processos nossos, tramitando na casa civil", informam em nota.
  • "A administração ou aplicação de medicamentos por esses profissionais é vedada pela legislação vigente", completa a pasta na nota.
  • Independentemente de sua atuação, o técnico em Estética precisa estar sempre por dentro de todas as novidades na área.

Isso proporciona uma experiência valiosa do mundo real e ajuda os alunos a desenvolverem confiança e competência em seu campo de atuação. De acordo com a legislação vigente, um técnico em estética não está autorizado a abrir uma clínica própria, pois sua formação acadêmica é específica para o exercício de atividades técnicas e assistenciais dentro de estabelecimentos devidamente regulamentados, como clínicas, spas ou salões de beleza. A versatilidade do técnico em Estética e Cosmetologia também permite a atuação em setores comerciais, como representação de marcas e produtos de beleza, gestão de espaços de estética, e até mesmo a educação, atuando como instrutor em cursos de formação profissional. O empreendedorismo é outra via cada vez mais explorada por esses profissionais, que encontram na abertura de seus próprios negócios uma oportunidade de inovar e personalizar serviços. Contemplado por 3 laboratórios com produtos e equipamentos, laboratório capilar, salas demonstrativas, laboratórios de cosmetologia, informática e com peças anatômicas, as aulas são práticas e promovem a vivência e técnicas dos procedimentos mais procurados no mercado. No curso Técnico em Estética da FAMESP, você vai aprender na prática, vivenciando a experiência de estar em um centro estético de verdade. Nossos amplos laboratórios e a Clínica Escola proporcionam ao aluno uma imersão na profissão, com atendimento humanizado a clientes reais, produtos e equipamentos de alta qualidade e docentes capacitados para acompanhar você nessa viagem. Este profissional especializado possui uma formação abrangente que o capacita a atuar em diversos setores, incluindo clínicas de estética, spas, salões de beleza, centros de saúde, hospitais, e até mesmo empreendendo em seu próprio negócio no setor de beleza. As aulas práticas contribuem para que os alunos ganhem experiências reais na aplicação de tratamentos e técnicas de estética, enquanto as aulas teóricas fornecem o embasamento científico necessário para compreender os princípios dos procedimentos. O curso de Estética e Cosmetologia oferece uma abordagem abrangente e especializada no estudo da beleza, cuidados com a pele e procedimentos estéticos. Ao longo do programa, os estudantes mergulham em uma variedade de tópicos que abrangem desde fundamentos da anatomia e fisiologia da pele até técnicas avançadas de tratamento e utilização de produtos cosméticos. A formação técnica oferece a possibilidade de ingresso rápido no mercado de trabalho, por isso, a FAMESP se preocupa em ofertar um curso técnico completo, que contemple os procedimentos mais utilizados na área, inserindo no mercado profissionais capacitados para atuarem com excelência. Um grande diferencial é que após concluir o curso técnico, o aluno poderá realizar o curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética em apenas 18 meses, qualificando-se para gestão e empreendedorismo. Ao optar por um curso técnico, você tem a garantia de ingressar rapidamente no mercado de trabalho, com uma profissão definida, reconhecida pela legislação. São inúmeras as áreas de atuação como salões de beleza, clínicas especializadas, consultórios médicos, spas, academias e até mesmo em rede de hotéis. Além, é claro, da área da docência e da pesquisa científica, onde buscará desenvolver novos métodos e procedimentos que contribuam para o mercado. No curso de Estética e Cosmetologia, os alunos aprendem uma ampla gama de habilidades e conhecimentos que os preparam para trabalhar na indústria da  beleza e cuidados com a pele. O currículo abrange diversos aspectos teóricos e práticos, incluindo anatomia e fisiologia da pele, diagnóstico de problemas dermatológicos, princípios de cosmética, técnicas de tratamento estético e procedimentos de spa. Ao longo do curso, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades práticas por meio de estágios clínicos e práticas supervisionadas em salões de beleza, spas, clínicas dermatológicas e outras instalações relacionadas.